Histórico

Segundo o testemunho de moradores mais antigos a Comunidade do bairro Cidade Nova começou a ser formada, provavelmente, no ano 1.979, quando o então pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Pe. Mário Freguglia, passou a celebrar a Missa nas casas dos moradores dando início à nova Comunidade. Com o passar do tempo as missas foram celebradas durante algum tempo na Escola Maria José Margato Brocatto.

Em 1.982, chegou ao bairro o Pe. Antônio Correa Filho que deu continuidade ao trabalho pastoral, organizando e construindo, juntos aos membros da Comunidade, com muita luta e esforço, a estrutura necessária para o nascimento da nova Paróquia. O sonho de todos tornou realidade no dia 13 de maio de 1.986, Festa de Nossa Senhora de Fátima, quando Dom Eduardo Koaik, Bispo Diocesano de Piracicaba, assinou o Decreto de Ereção da Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste; que contava com os seguintes bairros: Jardim Pérola, Jardim São Fernando, Jardim Barão, Jardim das Orquídeas, Jardim das Laranjeiras, Jardim Esmeralda, Planalto do Sol, Parque Zabani e Cidade Nova. Assim, depois de muitos anos de tanto trabalho, a nova Paróquia foi instalada no dia 22 de junho de 1.986, em Celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Koaik, e concelebrada pelo Pe. Antônio Correa Filho, Cônego Luiz Gongaza Zuliani, Chanceler do Bispado, e Pe. Mário Freguglia. Nessa mesma data, o bispo deu posse como primeiro pároco da nova Paróquia o Pe. Antônio Correa Filho, e também fez o lançamento da pedra fundamental da construção da nova Igreja Paroquial, dedicada a Bem-Aventurada Virgem Maria, com o título de Imaculada Conceição.

Naquele momento havia somente a Capela São Francisco de Assis, no Jardim Pérola. Na continuidade dos trabalhos nasceram as Comunidades São Pedro do Bairro São Fernando e São Paulo Apóstolo do Bairro Jardim das Orquídeas. Pe. Antônio Correa Filho foi o responsável pela construção da Casa Paroquial, Igreja Matriz, Capela São Francisco de Assis, Capela São Paulo Apóstolo e Capela São Pedro.

O 1º pároco, Pe. Antônio Correa Filho, presidiu a Paróquia de 1986 a 1995, quando no dia 15 de janeiro, numa Carta Dirigida à Dom Eduardo Koaik, renunciou seu ofício paroquial e deixava o ministério presbiteral. Nessa ocasião a paróquia passou a ser provisoriamente assistida nos serviços sacramentais, pelo pároco da Paróquia São Sebastião – Jardim Europa, Pe. Victório Tomasi, como seu administrador paroquial.

No dia 03 de outubro de 1.995, em Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Episcopal Mons. José Boteon, assumiu o 2º pároco, Pe. Edson Francisco Zambon, o responsável pelo aumento frontal e lateral da Igreja Matriz. O Pe. Edson esteve à frente da Paróquia até dezembro de 1.998. Em 1.999, no dia 29 de janeiro, assumia o ofício paroquial o Pe. José Alves de Faria (Pe. Pedroso), 3º pároco.

O Pe. José Alves de Faria foi o responsável a partir de um plano de pastoral articulado a partir das Santas Missões Populares criou várias Comunidades no território paroquial, são elas: Comunidade Santo Antônio do Bairro Planalto do Sol, Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Jardim Esmeralda, Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Bairro Zabani, Comunidade Santo Expedido do Bairro Vila Rica, Comunidade Nossa Senhora do Carmo do Bairro Dona Regina e Comunidade Nossa Senhora de Lourdes do Bairro Santa Rosa I, antes atendia pelo Pe. Itamar Gonçalves da Paróquia São Domingo de Americana.

Em 25 de novembro de 2.007, foi eregida, por Dom Fernando Mason, OFMConv., a nova Paróquia São Francisco de Assis – Jardim Pérola, desmembrada da Paróquia Imaculada Conceição, o qual passou a pertencer as Capelas São Pedro do Bairro Jardim São Fernando, Nossa Senhora de Lourdes do Bairro Jardim Santa Rosa I, Nossa Senhora Aparecida do Bairro Jardim Esmeralda e a Comunidade São Francisco de Assis (Matriz). O Pe. José Alves de Faria (Pe. Pedroso) foi pároco de 1.999 a 2.009.

No dia 19 de julho de 2.009, aconteceu a posse do 4º pároco Pe. Santo Alves de Macedo. No ano de 2.011, foi eregida a Paróquia São Paulo Apóstolo, do Bairro Jardim das Orquídeas e assumiu como primeiro pároco o Pe. André Peira Ruffino. A nova Paróquia desmembrada da Paróquia Imaculada Conceição, foi formada pelas Capelas Nossa Senhora de Fátima do Bairro Parque Zabani, Santo Expedito do Bairro Vila Rica e Comunidade São Paulo Apóstolo (Matriz). Sendo assim, a Paróquia Imaculada Conceição passou a contar somente com as Capelas Santo Antônio do Bairro Planalto do Sol, Capela Nossa Senhora do Carmo do Bairro Dona Regina e Comunidade Imaculada Conceição (Matriz).

O 4º pároco trabalhou incansavelmente para dar continuidade aos trabalhos pastorais iniciados pelo Pe. José Alves de Faria, e foi um grande incentivador do Plano Missionário (SINE), o que caracterizou os anos de seu paroquiato de 2.009 a 2.014.

Em 2.014, no dia 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, em Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando Mason, OFMConv., e concelebrada pelos padres da paróquias circunvizinhas, assumiu o ofício paroquial, como 5º pároco, o Pe. Agnaldo Rogério dos Santos, atual pároco da Comunidade.